domingo, 22 de julho de 2007

Notícias

Évora, 25 de Outubro

No passado dia 25 de Outubro, Manuel toureou na capital do Forcado Amador.

O cartel era composto por 6 cavaleiros da nova geraçao. Para além de Manuel, estavam presentes: António M. Brito Paes, Manuel Lupi, João Ribeiro Telles, Francisco Palha e João Soller Garcia. Tourearam-se 6 novilhos/toiros de diversas ganadarias.

Abriu praça Brito Paes, que nos compridos a sua lide ao Ascenção Vaz foi em bom plano, no Violino. A sua lide, desceu de tom no tércio de curtos. O novilho demonstrou falta de força e António pouco poude fazer com ele. Seguiu-se Manuel Lupi, que quanto a mim teve a melhor lide da tarde, ao melhor novilho da tarde, de José Samuel Lupi. Deixa dois comprido correctos. Nos curtos, com cites em curto, a procurar interessar o novilho, deixou três ferros de boa nota, terminando com um bom ferro de palmo, com remate da sorte a condizer e recreando-se na cara em ladeios vistosos. Mais tarde João Ribeiro Telles que recebeu o Pssanha à porta dos curros, com a garrocha, parando-o no centro da arena, numa sorte vistosa e muito aplaudida, para depois cravar dois ferros compridos de muito boa nota, com destaque para o 2º, executado em sorte frontal, de alto a baixo e ao estribo. Mudou de montada e deixou mais quatro curtos muito bons. Finalizou com a tradicional ''Moda da Torrinha'', montando o D'Orey. Para abrir a 2ª parte Francisco Palha que não conseguiu entender o Grave que lhe coube. Começou por receber o astado à porta dos curros, levando-o e parando-o no centro da arena, para, de seguida, lhe deixar dois bons compridos em sortes frontais. Dos seis curtos que colocou, apenas merece nota positiva o 2º, pela correcção da execução, sendo que os restantes ficaram descaídos ou foram colocados em sortes à meia volta e com toques nas montadas. Seguiu-se Soller Garcia. Apesar do Coimbra não se empregar, João teve uma boa lide. Com cites de largo e a ir de frente para o toiro, colocou dois bons ferros compridos, de alto a baixo, como mandam as regras. Nos curtos continuou no mesmo tom e deixou quatro ferros de boa nota, embora quase sempre com o toiro parado na reunião. Terminou com um ferro de palmo, cravado por dentro à segunda “entrada”.

Manuel foi assim:

''Manuel Vacas de Carvalho mostrou que tem ainda algum caminho a percorrer, designadamente pela sua falta de sentido de lide. Dois compridos em terrenos de dentro, de colocação correcta, mas a arriscar em demasia e sem necessidade. Nos curtos esteve mais infeliz, com colocações defeituosas e quase sempre para lá da garupa do cavalo. Ficou a vontade que revela e que, de certo, lhe servirá para o futuro.''

in http://www.tauromania.pt/, por António José Afonso.


''Ao jovem Manuel Vacas de Carvalho coube a lide do novilho Pégoras. O pupilo do ex-cabo de forcados Paulo Vacas esteve entregado e tem a preocupação de fazer tudo bem feito. Há muito por corrigir mas ainda há muito por tourear. Manuel tem boas maneiras na hora de citar, reunir e cravar, o publico gostou e aplaudiu.''

in http://www.toureio.com/, por Solange Pinto.


''A Manuel Vacas de Carvalho, outro jovem amador, coube em sorte o novilho de Pégoras. O jovem revelou ainda muita verdura e inexperiência, querendo arriscar demasiado, entrando nos terrenos do novilho que se fechava em tábuas. E entre ferros descaídos, falhados e alguns toques, salientou-se a vontade do jovem cavaleiro que porventura com o tempo melhorará bastante o seu toureio.''

in http://www.tauromaquianaturales.blogspot.com/, por Patrícia Sardinha


Novo cavalo na Quadra


Foi no passado dia 22 de Julho, que os Irmãos Travessa foram a Pégoras mostrar 2 cavalos a Manuel. Tourearam-se 2 vacas que deram para experimentar os cavalos. Manuel mostrou também o seu cavalo Temporal na vaca.


Manuel acabou por entrar em negociações com Cláudio Travessa, em que trocou o Temporal pelo Néctar. Este é um cavalo Árabe filho do famoso cavalo de António Brito Paes, ''Ismael'' filho do ''Magic''. Néctar passou ainda por António Maria Brito Paes e Duarte Pinto.


A quadra de Manuel é agora composta por 3 cavalos:


-Néctar: Um Cavalo Árabe, lazão, Filho de Ismael. Nota: Neto do ''Magic''


-Soante: Um Árabe lazão, ferro Oliveira Soares, também neto do ''Magic''


-Tango: Um Lusitano russo, ferro Barata Freixo. Nota: Promessa


- Teles de Carvalho: Um Lusitano russo, ferro Telles de Carvalho. Nota: Promessa




Lavre


No passado domingo 27 de Julho, Manuel toureou em Lavre


Em terras de Simão da Veiga, a tradicional corrida tinha 3/4 de praça. Para além de Manuel, o cartel era composto por Manuel Jorge de Oliveira que teve uma passagem algo discreta por Lavre, José Prates que teve bem perante o sobrero, tal como Rui Fernandes e Isabel Ramos que entenderam bem o seu oponente. Tourearam-se os Pégoras que saíram bem.


Manuel:


''Completava o cartel o amador Manuel Vacas de Carvalho, que mostrou que poderá ser mais um cavaleiro a ter em conta. Andou acertado, cravando ferros de boa nota em sortes frontais.''


in Toureio.no.sapo.pt e jornal ''Olé'', por Hugo Calado.







S. Cristóvão


No passado dia 20 de Julho, Manuel toureou na novilhada de S. Cristóvão.


Para além de Manuel o cartel era composto pelos amadores: Cristina Marques, Maria Mira, Verónica Cabaço, e o exteriante Rui Guerra. A pé Francisco Freire da Escola de Toureio de Coruche. Os Pégoras de 2 anos saíram bem, a exepçao do novilho toureado a pé, com 3 anos, o que veio a complicar a lide de Francisco Freire.


Cristina Marques teve uma lide desembaraçada, mas não se entendeu com as suas montadas. Maria Mira, quanto a mim teve a melhor lide da tarde, ao melhor e mais sério novilho da novilhada. Verónica Cabaço também não se deixou ficar atrás e a sua lide foi boa. Rui Guerra, que se apresentava em público veio mostrar que quer ser toureiro. com um bom sentido de lide, fez o que pode, e bem, com o seu novilho.


Quanto ao Manel deixamos aqui:


''Manuel Vacas de Carvalho exibiu toureiria e acerto na lide do novilho que lhe coube em sorte. Cumpriu com acerto a ferragem comprida e mostrou-se desembaraçado nos curtos, deixando alguns ferros de boa nota.''

in Toureio.no.sapo por Solange Pinto


''(...) Seguiu-se Manuel Vacas de Carvalho, que andou acertado, perante um novilho que cumpriu. Andou desembaraçado, cravando alguns ferros de boa nota.(...)''.


in jornal ''Olé'' por Hugo Calado





Alter do Chão

No passado dia 5 de Julho Manuel toureou em Alter do Chão.

Cartel composto por Marco José, Pedro Salvador, António M. Brito Paes, Francisco Palha e Tomas Pinto, onde se tourearam novilhos de Marquês da Graciosa que deram jogo desigual, saindo dois cumpridores e os restantes a adietarem-se quer aos cavalos, quer ao capote, o que complicava a tarefa dos cavaleiros.

As duas melhores actuações foram as de Marco José e Pedro Salvador que lhes coube os 2 melhore novilhos. Francisco Palha entendeu muito bem o seu oponente e tentou da melhor maneira lidar o toiro, António M. Brito Paes e Tomás Pinto Pouco puderam fazer com o toiro que lhes coube.

Quanto a Manuel deixamos aqui:

em breve. Pedimos desculpas.



Caldas da Rainha

No passado dia 16 de Maio Manuel toureou o seu primeiro novilho da temporada, nas Caldas da Rainha.

Partilhou o cartel com Tomás Pinto, Francisco Zenkl, que tomou a prova de praticante, e João Soller Garcia. Foram toureados novilhos de Conde Cabral que no geral saíram cumpridores.

Assistimos a uma boa actuação de Tomás Pinto ao melhor novilho da noite. Seguiu-se a desembaraçada actuação de Francisco Zenkl e João Soller Garcia que mostrou sentido de lide e desembaraço perante o mais complicado novilho da noite.
Por fim, a Manuel Vacas de Carvalho coube um novilho um pouco manso que se encostava em tábuas, Manuel estava em noite de estreias, pois saia pela primeira vez com Diogo Malafaia como seu peão de brega e também saiu pela primeira vez com a sua nova montada de saída, ''Sonante''. Manuel conseguiu entender bem o seu oponente e cravou 2 compridos de boa nota, em particular para o segundo, de praça a praça cravado com garra, montando ''Sonante''.
Para os curtos foi buscar o ''Temporal'', que o ajudou bastante na lide deste novilho.

"(...) e o debutante Manuel Vacas de Carvalho, que toureou na terra das saborosas cavacas o primeiro novilho da sua carreira. É certo que está verde, mas também é verdade que, com mais ou menos dificuldades, conseguiu resolver a situação com aficcion e desembaraço."

in "Burladero" por Catarina Bexiga.


''(...) O amador Manuel Vacas de Carvalho mostrou o que de mais importante deve ter um jovem do seu escalão. Desenvoltura em cima do cavalo e uma equitação própria do seu toureio. Tentou e conseguiu algumas vezes mexer com o novilho, ligar-se e apontou os ferros com as naturais e normais deficiências da sua inexperiência e nada mais se pede neste momento.''


in Jornal ''Olé'', por Francisco Morgado.




A próxima actuação é já no próximo dia 5 de Julho em Alter do Chão. Lidar-se-ão novilhos da prestigiada Ganadaria de Marquês da Graciosa.


(por Luis Barreto)

Temporada 2008

A temporada de 2008 começou no passado mês de Março, na Herdade das Almargias, (antiga ganadaria de S. Torcato), propriedade de Simão Malta, nas Alcáçovas. Manuel actuou também nas Caldas da Rainha, onde toureou um novilho de Conde Cabral, compartilhando cartel com Francisco Zenkl que tomou a prova de praticante, Tomás Pinto e João Soller Garcia.


Manuel Vacas de Carvalho tem a partir de hoje, 24 de Abril, a temporada de 2008 delineada.



O cavaleiro amador tem então 9 espectáculos agendados, no decorrer dos meses de Maio, Julho, Agosto e Setembro, visto que o mês de Junho é inteiramente dedicado à sua maior prioridade, a escola.

Veja todos os cartéis em ''Agenda''

(por Luis Barreto)



Triunfadores tauromania

Terminou no passado dia 15 mais uma votação realizada pelo importante site taurino tauromania.

A empresa de Montemor, ''Montemor é Praça cheia'' este entre o vencedores na sua categoria.

Os premiados pela tauromania, com base em votações do público, foram:

Melhor Cavaleiro: António Ribeiro Telles
Melhor Cavaleiro Praticante: João Ribeiro Telles Jr.
Melhor Ganadaria: Pinto Barreiros
Melhor Grupo de Forcados: G. F. A. Montemor
Melhor Bandarilheiro: David Antunes
Melhor Empresa: Montemor é Praça cheia

O premiado pelos sócios da tauromania foi o Sr. António José da Veiga Teixeira, antigo proprietário da ganadaria de seu nome, António José Teixeira e uma importante pessoa na nossa festa, muito em especial no seu principal interveniente, o Toiro.

Saiba todos os resultados e pormenores destas votações em: http://tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=breves&aID=1842 .

Aproveito também para dar os parabéns a todos os premiados e desejar um Santo Natal e um bom ano 2008 a todos os aficionados que visitam o meu site.

(por Luis Barreto)



Triunfadores Toureio.no.sapo.pt

Decorrida no passado mês de Outubro, as votações para os ''Triunfadores da temporada de 2007'', pelo site de Hugo Calado, ''Toureio.no.sapo.pt'', Manuel Vacas de Carvalho encontra-se entre os 5 melhores na categoria de ''Revelação toureiro amador'', com 11% dos votos dos eleitores.

João Soller Garcia- 35%
Maria Mira- 19%
Isabel Ramos- 18%
Manuel Vacas de Carvalho- 11%
Paulo D´Azambuja- 3%

Também a empresa ''Montemor é praça cheia'' esteve entre as 5 melhores empresas taurinas desta temporada.

Campo Pequeno- 24%
Montemor é praça cheia- 22%
Toirolindo- 17%
Toiros&Tauromaquia- 11%
TerraBrava- 10%

Saiba mais em www.toureio.no.sapo.pt

(por Luis Barreto)



Próxima temporada já aí

Acabou 2007. A primeira temporada de Manuel chegou agora ao fim. Manuel obteve resultados bastante bons e a cima do esperado.

Destas feitas Manuel prepara já a temporada que se aproxima e aproveita também para fazer algumas alterações na sua quadra, em que agora já pode contar com mais 3 cavalos, de Luís Miguel da Veiga, para além do seu cavalo de confiança, ''Temporal'', tem também ao seu dispor ''Passanha'', um cavalo de 8 anos, com ferro Passanha, pouco experiente e que Manuel aposta muito na próxima temporada. Conta também com ''Tango'', um cavalo de 7 anos, ferro João Inácio Barata Freixo, também pouco experiente mas que Manuel deposita esperanças. Por fim Manuel dispõe também de ''Bombeiro'', de 6 anos, também pouco experiente e de ferro João Inácio Barata Freixo, das 3 novas montadas esta é a que Manuel deposita menos confiança. Todas estas novas montadas pertencem a seu tio, João Barata Freixo.

Também fez algumas alterações na quadrilha, deixando Luís Vacas como peão de brega e sendo este substituído por seu irmão, António Vacas de Carvalho.

Dia após dia Manuel trabalha intensivamente para que a temporada de 2008 seja feita de triunfos e alegrias e com muitas actuações.



Azambuja 20 de Outubro



Foi no passado dia 20 de Outubro na Azambuja, que podemos assistir a mais uma grande actuação de Manuel. Foi numa tarde bem recebida, e organizada, pelos aficionados do Ribatejo e muito em especial pelo amigo Pedro Pietra Torres.
Após uma grande almoçarada na tertúlia da Azambuja dá início a corrida. Composta por grandes nome do Ribatejo, Nuno Casquinha, Pedro Pietra Torres e Manuel Vacas de Carvalho. A pé Manuel da Câmara.
Esta foi mais uma importante etapa na carreira do jovem.

Nuno Casquinha entra em praça para lidar aquela que era a primeira vaca da tarde. Firme e com montadas bem apresentadas, Nuno mostra um grande saber desta arte. Apesar da vaca que lhe foi sorteada, distraída do cavalo e que se adiantava muito, Nuno esteve muito aquém das expectativas, mostrando assim o saber de muitos anos nesta vida.

Para a 2ª vaca da tarde Pedro Pietra Torres. Proporcionou-nos momentos de alegria, trazendo sempre a boa disposição ao público. Pedro Pietra também não teve muita sorte com a rés que lhe calhou . Uma vaca que tal como a anterior se adiantava um pouco ao cavalo. Apesar disso assistimos a divertida e muito correcta actuação de Pedro Pietra.

Para lidar esta 3º vaca contávamos com Manuel da Câmara, toureou a pé, desta vez o Marialva de Santarém trocou as cantorias pela muleta. Coube-lhe a melhor vaca da tarde. Toureando sempre em tércios no capote Manuel não esteve como o esperado. Na muleta o escalabitano mostro já um saber pela arte, toureando no centro da praça.

Finalmente para a 4ª vaca da tarde sai MANUEL . Saindo com "Temporal", um bom cavalo que o tem vindo a ajudar bastante neste seu principio de carreira. Brinda a sua sorte a seu mestre, Luís Miguel da Veiga. MANUEL opta por fazer uma porta gaiola, bem recebida pelo cavalo mas a vaca a mostrar pouca qualidade ao se adiantar bastante ao cavalo. O jovem crava, de alto a baixo, os 3 compridos com muita garra e precisão. Dos 3 compridos, destaque para o ultimo que foi muito preciso e muito bem rematado. Para os curtos MANUEL opta por não trocar de montada. Cravou muito bem em especial nota para o 2º que foi um violino à boa maneira do jovem, que o público aderiu bastante, e o 3º, um bom ferro ao estribo de alto a baixo e bastante preciso. A pedido do público MANUEL tenta cravar um ferro de palmo, a desenhar muito bem mas no momento da cravagem foi notória a falta de precisão.
MANUEL foi acompanhado pelo pai (apoderado) e por Luís (relações publicas). João Cornacho (peão de brega de confiança) e destaque para a estreia de António Vacas de Carvalho, seu irmão, como peão de brega e também do seu novo ajudante dos cavalos João André.

Seguiu-se a 5ª vaca, toureada a duo pelos cavaleiros Nuno Casquinha e Pedro Pietra. Uma lide bastante animada e correcta da parte de ambos os cavaleiros. Destaque para a alegria dos ferros de Pedro e para as montadas de Nuno.

Destas feitas MANUEL sai da Azambuja como o triunfador da tarde.

A festa seguiu-se com muita animação, música, fados, não estivéssemos nós no grande Ribatejo. Os agradecimentos a Pedro Pietra Torres pelo convite feito a MANUEL.

Que venham muitos mais dias como este!!


- Montemor (3 Setembro)

Foi uma tarde quente de Verão, mas não foi por isso que o publicou trocou a praia pelos toiros, e Manuel contava então com a praça cheia, naquela que é a sua terra natal.
Manuel preparava-se desde há muito tempo para esta que era a sua mais importante corrida na temporada de 2007.
Utilizando Temporal para os compridos, brinda a sua lide ao público.
Bonito a montar, correcto a tourear. Cravou com um pouco de falta de precisão os compridos, mas sempre cavado ao estribo e de alto a baixo.
Para a ferragem curta foi buscar "Ortigão", um cavalo lazão de muito boa qualidade. Tal como nos compridos Manuel, procurou sempre um toureio frontal e sem erros. Desta feita Manuel conseguiu demonstrar as suas grandes capacidades. Em especial destaque para o 4 ferro.